Curso
  • Comunicação empática e resolução de conflitos - Comunicação empática e resolução de conflitos (2025)
por formand@ e isento de IVA.
  • 295,00 EUR
Duração
  • 16h 00m
Horário
  • Laboral
Forma de organização predominante
  • Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
    • ? A presença e o peso da Comunicação na nossa vida do dia-a-dia
    • ? “Não comunicar” e o impacto do feedback
    • ? Introdução à Comunicação Empática
    • Onde mora a empatia?
    • Valores, crenças e necessidades.
    • Observar, identificar sentimentos, necessidades e tomar ação
    • A Assertividade aprende-se – ‘o adeus’ às crenças limitadoras
    • ? O Conflito em Laboratório
    • “Tão natural como ar que respiramos”
    • Estímulos ao Conflito
    • Por detrás de um Conflito – o Iceberg
    • 5 formas de lidar com o Conflito
    • ? A chave de ouro no Relacionamento Interpessoal: a Resolução Pacífica de Conflitos
    • O caminho do Não para o Sim – o papel de facilitador
    • Tomar ação – Calçar os 3 pares de sapatos.

Detalhes da acção
  • 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Condições de acesso / Público-Alvo
  • Idade superior a 18 anos.
Objectivos Gerais:
  • ? Tomar consciência do peso e influência da Comunicação na sua vida;
  • ? Desenvolver a autoconsciência: o autoconhecimento e o desempenho na Comunicação Interpessoal;
  • ? Exercitar a Empatia e a Assertividade para potenciar a resolução pacífica de conflitos;
  • ? Reconhecer e analisar um conflito, assim como os fatores que o estimulam;
  • ? Analisar os diferentes modos de lidar com um conflito e identificar os mais eficazes;
  • ? Conhecer técnicas de resolução pacífica de conflitos;
  • ? Tomar ação e experienciar a resolução pacífica de conflitos;
  • ? Motivar-se para continuar a investir e a evoluir no desenvolvimento das suas competências de comunicação e resolução de conflitos.

Objectivos Específicos:
  • ? Tomar consciência do peso e influência da Comunicação na sua vida;
  • ? Desenvolver a autoconsciência: o autoconhecimento e o desempenho na Comunicação Interpessoal;
  • ? Exercitar a Empatia e a Assertividade para potenciar a resolução pacífica de conflitos;
  • ? Reconhecer e analisar um conflito, assim como os fatores que o estimulam;
  • ? Analisar os diferentes modos de lidar com um conflito e identificar os mais eficazes;
  • ? Conhecer técnicas de resolução pacífica de conflitos;
  • ? Tomar ação e experienciar a resolução pacífica de conflitos;
  • ? Motivar-se para continuar a investir e a evoluir no desenvolvimento das suas competências de comunicação e resolução de conflitos.

Metodologia formativa
  • A formação decorrerá na forma presencial, em sala, privilegiando o método expositivo e ativo.

Metodologia de avaliação
  • Os formandos serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: Domínio dos Conteúdos (25%) / Generalização dos Saberes (25%) / Sentido de Responsabilidade (20%) / Participação (15%) / Relacionamento Interpessoal (com formador e colegas) (15%). Os formandos são avaliados de 0 a 20 valores em cada um destes itens e a Apreciação Global resulta da média ponderada dos itens anteriores.

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